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Fake news também é assunto de criança

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A notícia trazida com credulidade pelo filho, então com 12 anos, de que cheirar o pum de outras pessoas aumentaria a expectativa de vida fez com que o jornalista Marcelo Duarte interrompesse a redação de um novo livro para se dedicar a outro projeto: alertar crianças e adolescentes sobre as fake news. Assim surgiu o livro infanto-juvenil “Esquadrão Curioso – caçadores de fake news”.

A partir de informações reais publicadas pelo site E-farsas, dedicado a desmentir notícias falsas desde 2002, Marcelo criou situações lúdicas para estimular os jovens a desvendarem a verdade por trás de cada notícia.

Imagem: Site Panda Books

O esquadrão que dá nome ao livro, da editora Panda Books, é formado por estudantes de um colégio para desvendar os mistérios por trás das notícias divulgadas nas redes sociais. Na trama, cercada de mistérios e aventura, não falta nem mesmo a figura de um malvado vilão, o Fake Nilson, a quem os investigadores precisam desmascarar.

Lançado em setembro de 2018, o livro foi adotado por escolas de São Paulo já no mesmo semestre. Quatro mil exemplares foram distribuídos pela Prefeitura de São Paulo para escolas e bibliotecas públicas do município. Desde o lançamento, o autor vem dando palestras em escolas da capital paulista e região metropolitana. “A ideia de fazer um livro como este é levar o tema para a sala de aula”, explica o autor.

 

Educadores em ação

O caminho parece ser mesmo este. Segundo a pesquisa TIC Educação, do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), 48% dos alunos afirmam que seus professores os auxiliaram a utilizar a Internet de um jeito seguro, e 39% deles que os professores orientaram no que fazer se alguma coisa incomodar na Internet.

Imagem: Creative Commons CC0

Segundo o jornalista, a dica do livro para os professores é estimular que as crianças se reúnam em “esquadrões curiosos” de quatro pessoas para desvendar uma notícia falsa toda semana e depois analisar junto com elas como chegaram àquela descoberta, que tipo de pesquisa foi necessária, se recorreram a um adulto ou se pesquisaram em algum site. O livro inclui um cartaz que pode ser afixado na sala de aula para lembrar o grupo sobre como desvendar as fake news.

Números de outra pesquisa do Cetic.br, a TIC Kids Online Brasil, indicam o quanto levar informação sobre as fake news ao público infanto-juvenil é mesmo necessário. A cada ano, cresce o número de crianças e adolescentes conectados à internet no Brasil. De acordo com o levantamento, 85% da população entre 9 e 17 anos era usuária da Internet no país em 2017.

Imagem: Cetic Brasil

Ainda segundo TIC Kids Online, embora a população de 0 a 17 anos ainda utilize a internet predominantemente para atividades de comunicação e entretenimento como enviar mensagens instantâneas (79%), assistir a vídeos on-line (77%), ouvir música (75%) e usar redes sociais (73%), houve um crescimento no consumo de notícias on-line por crianças e adolescentes. Em 2017, entre os jovens conectados, 51% leram e/ou assistiram a notícias pela Internet. Em 2013, essa proporção era de apenas 34%.

Para evitar as consequências danosas da exposição a notícias falsas, os organizadores da pesquisa recomendam que “crianças e jovens devem ser estimulados em competências que os possibilitem selecionar, discernir e dar sentido a grande quantidade de informação a que são expostos, bem como, desenvolver habilidades que os permitam exercitar o pensamento crítico e que os preparem para lidar com riscos (…)”.

Imagem: Instituto Criança é Vida

O caminho para isso é a formação. “E não tem melhor lugar para fazer isso do que a sala de aula”, afirma o escritor Marcelo Duarte. Para ele, é importante que os professores estimulem os alunos a investigarem, criando neles o hábito de duvidar daquilo que recebem. “É lúdico. Eles vão curtir. É uma lição de casa gostosa de fazer”, garante o autor.

Anote aí:

Curso de Capacitação para o Uso Consciente e Responsável da Internet
19 de outubro de 2019, em São Paulo
Público-alvo: a professores, coordenadores e dirigentes de escolas públicas e privadas do ensino fundamental e médio
Inscrições gratuitas: https://www.safernet.org.br/site/cursos

Livro “Esquadrão Curioso – caçadores de fake news”
Autor: Marcelo Duarte
Editora: Panda Books
Site: https://www.pandabooks.com.br/produto/infantil/esquadrao-curioso/

Pesquisa sobre o uso da Internet por crianças e adolescentes no Brasil – TIC Kids Online Brasil 2017
Autor: Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br)
PDF: https://cetic.br/pesquisa/kids-online/publicacoes/

Matéria Solidão digital
Seção Em Destaque – site Instituto Criança é Vida