Afeto e Proteção

O Criança é Vida Afeto e Proteção é um projeto direcionado a pais e educadores. Consta de 7 módulos e teve início no ano de 2011.

O grande objetivo é sensibilizar e informar sobre a questão da violência contra a criança visando evitar a violência no lar. Trabalhar a prevenção da violência na família é possibilitar intervenções precoces, a fim de minimizar situações de violência contra a criança.

Objetivos Específicos do Projeto:

Conscientizar o adulto sobre a necessidade de assumir sua responsabilidade nos cuidados e educação de uma criança; proporcionar, de forma lúdica, a reflexão sobre situações que protegem ou colocam em risco a criança e o adolescente; tratar dos tipos de violência contra ela, como negligência, abandono, violência física e psicológica, exploração e abuso sexual e síndrome de Munchausen por procuração.

  1. Fases do desenvolvimento infantil – comportamentos esperados
  2. Violência gera violência – consequências no desenvolvimento infantil
  3. Comportamentos violentos – por que as crianças estão cada vez mais agressivas?
  4. A importância da família
  5. Formas de violência contra a criança
  6. ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente
  7. Compartilhando dicas e orientações

Agora estou preparada para conviver melhor com meus filhos no sentido de ter paciência e sabedoria para educar da maneira correta. Vou poder dividir todo este conhecimento com meus familiares e amigos.

Ler o comentário na íntegra

Quando tive a minha filha, o relacionamento era muito confuso. Não havia uma relação de mãe para filha, só queria que ela dormisse para que eu pudesse sair. Não tinha responsabilidade e não me via como mãe. Mas, através desses treinamentos comecei a refletir sobre a minha vida e família. Descobrir o valor do amor. Em poucos meses, eu e minha filha nos tornamos grandes amigas.

Ler o comentário na íntegra

Com estes encontros percebi a importância de dar atenção às coisas mais simples dos meus filhos. Também aprendi a ouvir e deixar de dar palmadas desnecessárias.

Ler o comentário na íntegra

Meu filho estava muito nervoso e agressivo – fui até chamada na escola para conversar. Saí de lá desesperada, sem saber o que fazer com ele. Foi quando me lembrei dos encontros do Afeto e Proteção e de que me foi dito que poderíamos nos abaixar e ficar do tamanho da criança para ter um melhor diálogo. Fiz isso e conversei bastante. O resultado foi ótimo, ele parece outra criança.

Ler o comentário na íntegra

Sempre bati muito nos meus filhos. Hoje penso 10 vezes nas palavras e ensinamentos que nos foram transmitidos.

Ler o comentário na íntegra

Aprendi que nunca podemos desistir dos nossos filhos.

Ler o comentário na íntegra

Procuro passar todos os assuntos apresentados nos encontros para o meu marido. Juntos vamos conseguir educar melhor o nosso filho.

Ler o comentário na íntegra