Afeto e Proteção

O Criança é Vida Afeto e Proteção é um projeto direcionado a pais e educadores. Consta de 6 módulos e teve início no ano de 2011.

O grande objetivo é sensibilizar e informar sobre a questão da violência contra a criança visando evitar a violência no lar. Trabalhar a prevenção da violência na família é possibilitar intervenções precoces, a fim de minimizar situações de violência contra a criança.

Objetivos Específicos do Projeto:

Conscientizar o adulto sobre a necessidade de assumir sua responsabilidade nos cuidados e educação de uma criança; proporcionar, de forma lúdica, a reflexão sobre situações que protegem ou colocam em risco a criança e o adolescente; tratar dos tipos de violência contra ela, como negligência, abandono, violência física e psicológica, exploração e abuso sexual e síndrome de Munchausen por procuração.

  1. Fases do desenvolvimento infantil – comportamentos esperados
  2. Violência gera violência – consequências no desenvolvimento infantil
  3. Comportamentos violentos – por que as crianças estão cada vez mais agressivas?
  4. A importância da família
  5. Formas de violência contra a criança
  6. ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente

Depoimentos de quem fez parte do projeto

Conhecimento das características dos diferentes tipos de violência. Reconhecimento e valorização da criança como ser humano em desenvolvimento.

Após a exposição de alguns módulos, pudemos notar a mudança de comportamento e pensamento de algumas famílias. Coisa que antes eram feitas e que nem se davam conta do quanto estavam agindo de forma errada.

Aprendi que nunca podemos desistir dos nossos filhos.