Módulos Pontuais

Até o início da pandemia, o Instituto, que conta com empresas mantenedoras, multiplicadoras, alianças estratégicas e apoiadoras, teve por finalidade levar noções básicas de higiene, saúde e desenvolvimento emocional/afetivo/social para crianças, para famílias e funcionários de instituições e escolas de comunidades em situação de vulnerabilidade social, de forma totalmente gratuita.

Diante das mudanças impostas pela pandemia – isolamento social, paralisação das atividades de escolas e instituições sociais – o Instituto Criança é Vida suspendeu temporariamente as formações presencias de educadores. A partir da capacitação de sua equipe para multiplicação à distância (formações por plataformas digitais), decidiu desenvolver módulos pontuais que atendessem às demandas geradas pela pandemia. 

Foram desenvolvidos dez temas que nasceram de demandas concretas de nossos habituais parceiros na Assistência Social e na Educação. O resultado e a quantidade de inscrições surpreenderam. O trabalho direcionado aos educadores, durante os anos de 2020 e 2021, teve a maior aceitação da história do Instituto. 

Esses conteúdos, denominados módulos pontuais, baseiam-se na premissa de que precisávamos acolher e apoiar, primeiramente, os educadores e professores que, em algum momento, retornariam às atividades de atendimento de crianças e adolescentes, que também foram seriamente impactados pela pandemia.

Em 2022, com a volta das crianças às escolas e instituições e também por demanda dos parceiros, estamos focados em oferecer a professores e educadores módulos direcionados a pais e crianças que buscam ajudá-los a superar os impactos emocionais decorrentes do período de pandemia. 

Módulos

  • O mundo em que vivemos: História das Pandemias
  • Entendendo Ansiedade e Estresse
  • Uma reflexão sobre resolução de conflitos
  • Saúde financeira: enfrentando desafios
  • A lagarta e a borboleta: uma reflexão sobre o luto, as perdas, as mudanças e a esperança

Depoimentos:

“Agradeço muito a essa formação, não tinha ideia do quanto ela era necessária até tê-la. Me deixou particularmente com o coração quentinho, me dando esperança e fé de que dias melhores virão. Espero poder em breve ter novas formações como essa: didática e participativa! Duas horas foi pouco pelo tanto de conteúdo que tivemos! Obrigada pelo conhecimento!”
Rafaela Farias de Oliveira, professora na ASSAF, São Paulo.

O que achei mais importante no encontro de hoje, foi perceber que as coisas que sentimos não são “frescura”. Como educadores estamos passando por um período muito delicado na profissão, e é muito reconfortante saber que existem trabalhos sérios como do Instituto, que pensam em formas de nos acolher e nos valorizar.”
Franciele Bitencourt do Nascimento, professora em Japeri, Rio de Janeiro.

A importância da formação do Instituto Criança é Vida é nos auxiliar a entender sentimentos, controlar emoções, conseguir superar e resolver conflitos que aparecem em nossas vidas. Precisamos exercitar a paciência, não julgar, ouvir o outro e sobretudo nos comunicar. Vivemos em sociedade, fazemos parte do coletivo e precisamos respeitar, entender e ver que somos diferentes uns dos outros, temos que ceder, partilhar e juntos seguirmos sempre para um mesmo lugar.”
Adriana da Silva Parreira, orientadora socioeducativa na 10ª CRE, Rio de Janeiro.

  • O mundo em que vivemos: História das Pandemias
  • Entendendo Ansiedade e Estresse
  • Uma reflexão sobre resolução de conflitos
  • Saúde financeira: enfrentando desafios
  • A lagarta e a borboleta: uma reflexão sobre o luto, as perdas, as mudanças e a esperança
  • Emoções: aprendendo a lidar com o que sentimos
  • Fortalecimento emocional para tempos difíceis
  • Aprendendo a lidar com o medo e a ansiedade de crianças
  • Visão positiva de mundo para educadores
  • Novos Tempos: escuta e combinados para uma nova rotina

Depoimentos:

Módulo enriquecedor, me fez refletir sobre a importância do meu papel como educador. Impactamos os nossos pequenos através das nossas ações. Continuem elaborando temas maravilhosos como os que vocês têm nos ofertado. Gratidão!”
Vanessa Fernandes Amaral, professora em Suzano – SP.

Nossos encontros são maravilhosos! Estou podendo aprender cada dia mais, refletindo em vários pontos e desenvolvendo ainda mais o meu trabalho – o meu lado profissional e o pessoal. Muito obrigada pela contribuição e profissionalismo de todos da equipe!”
Silvana Siqueira, professora em Embu Guaçu, São Paulo.

“Esse módulo me fez sentir e refletir sobre a importância que temos na vida das pessoas, como somos referências e como conseguimos fazer a diferença. Somos seres transformadores.”
Kelly da Silva Colabianque Alamino Rodrigues, educadora, SAS Capela do Socorro, São Paulo-SP.

Para famílias:

  • Educar com Afeto

Para crianças de 3 a 4 anos:

  • Rotina Escolar, tempo, espaço e encontro

Para crianças de 7 a 9 anos:

  • Pandemias: aprendendo com a História
  • Entendendo emoções
  • Perdas fazem parte da vida
  • Aprendendo a lidar com conflitos
  • Menina, menino: mais parecidos que diferentes

Para criança de 10 a 12 anos:

  • Entendendo emoções
  • Perdas fazem parte da vida
  • Aprendendo a lidar com conflitos
  • Projeto de Vida: desafios e oportunidades

Depoimentos:

“Todo conhecimento disponibilizado pelos projetos do Instituto Criança é Vida são sempre bem vindos, ainda mais porque sempre agregam em nosso trabalho, e também em nossa vida pessoal. Foi notório a satisfação dos pais ao participarem das atividades, ainda mais porque a proposta foi relembrar sobre a infância de cada um, e com isso, poder refletir sobre a importância do papel de cada um na vida dessas crianças. Nós aqui do serviço, pretendemos multiplicar esse projeto para muitas outras famílias.”
Silas Augusto Dos Santos, educador em Parelheiros, São Paulo – SP.

Como todas as formações do Instituto Criança é Vida, essa não deixou a desejar em nenhum aspecto, pois cada curso oferecido se encaixa perfeitamente com nossas vivências no chão da escola, assim como, enriquece e aprofunda nosso conhecimento em cada atividade desenvolvida.”
Viviane Pereira de Souza Pinheiro, professora em Nilópolis, Rio de Janeiro.

 

Depoimentos de quem fez parte do projeto

Todo encontro é uma explosão de sentimentos, de reflexão e aprendizado. Não é somente um aprendizado externo – ensina a refletir sobre dificuldades internas de cada um de nós. Poder partilhar com outros, dividir o fardo e conhecer novas pessoas me traz liberdade e alívio. Foi sensacional!

Um verdadeiro revigoramento da alma. Nessa formação me senti acolhida e fortalecida, cada encontro foi um aprendizado diferente em que percebi muita dedicação, carinho e compreensão por parte de quem apresentava os conteúdos. Tem sido maravilhoso, pois estas horas passam tão rápido que nem percebo, visto que é um curso muito participativo em que temos a oportunidade de nos expressar, argumentar e falar o que estamos sentindo.

O Instituto Criança é Vida conseguiu trazer para o mundo digital a mesma excelência que sempre caracterizou o seu trabalho. Ensinamentos preciosos com dinâmicas, conversas, músicas! Temas difíceis levados adiante com leveza!No final de cada encontro ficamos com gostinho de quero mais… Muito bom!