Crescer com Valores

A sociedade contemporânea tem se caracterizado por um conjunto de acontecimentos que contribuem no desenho de uma nova realidade social. Podemos dizer que esta nova realidade é resultado de diversos fenômenos: políticos, econômicos, culturais e científicos, associados a uma maior importância que é dada ao conhecimento, à informação e à tecnologia.

Nesse contexto, acreditamos ser muito importante sensibilizar as crianças, suas famílias e seus educadores para questões que se fazem bastante importantes e que contribuem para a formação de crianças mais conscientes de seus valores, mais apropriadas de seus desejos e que poderão fazer escolhas e contribuir para um mundo melhor – mais justo, mais humano, mais solidário e saudável.

Este projeto é composto por três ciclos, direcionados a três faixas etárias:

  • Conhecer e construir – 7 a 9 anos;
  • Nosso papel para uma sociedade melhor – 10 a 12 anos
  • Fazer escolhas – 13 a 15 anos.

O foco do projeto – que teve início em 2014, atendendo crianças de 7 a 9 anos, e ganhou a companhia do segundo ciclo, para crianças de 10 a 12 anos, em 2015 – é formar crianças mais conscientes de seus valores de forma que possam ser agentes transformadores para um mundo melhor. Em 2019, lançamos o novo ciclo para adolescentes de 13 a 15 anos.

Objetivos Específicos

  • Sensibilizar as crianças para o autoconhecimento, de forma que sejam capazes de reconhecer seus próprios sentimentos, emoções, desejos;
  • Proporcionar às crianças o conhecimento do outro respeitando sentimentos, emoções e desejos diferentes dos seus;
  • Trabalhar questões como discriminação, preconceito, exclusão etc.
  • Ajudar as crianças a darem valor ao que elas têm, assim como a respeitarem aos outros do jeito que são;
  • Trabalhar questões como perda, frustração, mudanças e situações de conflito;
  • Fortalecer a autoestima das crianças;
  • Problematizar com as crianças situações dilema como lealdade, amizade, confiança e honestidade;
  • Oferecer elementos para pensar sobre as questões do “ter” na sociedade contemporânea (consumismo);
  • Fortalecer as crianças para que possam fazer escolhas e tomar decisões conscientes.

Aliança Estratégica:

Na elaboração deste projeto, foi firmada uma Aliança Estratégica com a editora Companhia das Letrinhas, para contribuição de conteúdo lúdico e pedagógico.

Ciclo Conhecer e construir – 7 a 9 anos

  1. Valores
  2. Eu sou assim
  3. Honestidade, confiança e amizade
  4. Consumo consciente

Ciclo Nosso papel para uma sociedade melhor – 10 a 12 anos

  1. O valor do respeito e da gratidão
  2. Uma conversa sobre honestidade e amizade
  3. A sociedade do consumo e do culto exagerado aos padrões de beleza
  4. Eu sou uma pessoa de valor

Ciclo Fazer escolhas – 13 a 15 anos

  1. Respeito é bom e todos gostam
  2. Juntos somos mais fortes
  3. Valores para uma sociedade mais justa
  4. Em busca da felicidade

Depoimentos de quem fez parte do projeto

Uma criança declarou que não falava com seu pai em casa porque ele só defendia sua irmãzinha, mas com o projeto ele entendeu que sua irmã precisa de cuidados, ele entendeu seu pai e os dois voltaram a ser bons amigos.

Quando acabamos de aplicar a dinâmica da gentileza, uma criança caiu da cadeira na hora de sentar, os colegas não riram e teve uma criança que logo se dispôs a ajudar, se oferecendo a pegar gelo, mas não foi preciso.

O que mais me marcou no projeto foi a valorização do ser com suas diferenças. Ninguém é igual a ninguém.