Quem somos

Depoimentos institucionais

Reitero aqui o sentimento sincero e autêntico da Camila! (referente ao depoimento da sra. Maria Camila de Souza Moraes).

De tudo que vimos ontem (na Assembleia Geral do Instituto), constatamos ainda mais que o potencial do “capital humano” é muito mais do que o “capital material” – especialmente na transformação do Ser Humano (mais especialmente ainda das crianças e adolescentes).
Este foi um dos principais valores cultivado e incentivado pelo Sr. Mantegazza e hoje bravamente expressado pelo Luca Mantegazza: é preciso criarmos possibilidades para que o Ser Humano possa transformar-se continuamente em uma pessoa “maior & melhor”.

Estou convencido também de que essas possibilidades não precisam ser obrigatoriamente de “alto valor monetário”, mas sim de “alto valor humano”, claramente expressados pelos Educadores e Voluntários.
Apropriando-me das palavras da Mariane, demonstrou-se ontem – mais uma vez – o grande alcance e impacto do ICV na educação/transformação das pessoas, suportado por um recurso “desproporcional” ao que poderíamos imaginar.

E este é o grande “mérito” do ICV. Provar a força transformadora do “Capital Humano” na saúde das pessoas. sabemos que os economistas nunca chegam em um consenso quanto às causas e medidas para a melhoria da nossa economia. Entretanto há uma unanimidade entre eles: SAÚDE É O MAIS IMPORTANTE ATIVO DO SER HUMANO.

Parabéns aos “dedicadíssimos”: Regina e Grupo!
Parabéns à dedicada Diretoria Executiva e ao dedicado Conselho Fiscal.
Como membro do Conselho – mesmo sem conhecer todos os integrantes – me permito ousar a expressar nosso compromisso para nos desafiarmos mais em nossa dedicação ao ICV.

Lembrei-me do Professor Miguel (acabei acordando hoje às 3 da manhã também…) e acabei pensando sobre uma definição para felicidade.
Conclui que as palavras não são ainda “competentes” para defini-la, mas os vídeos apresentados em nosso encontro sim. Para mim, as pessoas que participaram do vídeo definiram claramente a felicidade; não tanto pelos depoimentos, mas principalmente pela postura, pela face e pelos olhos.

Aprendi na medicina que antes de começarmos a entrevista (anamnese), exame clínico e exames de laboratório e imagem, devemos olhar atentamente para nosso paciente; especialmente para sua postura, sua face e seus olhos. E na pediatria isso ficou mais evidente ainda quando me deparei com os recém-nascidos. Essa prática já é meio caminho andado para um correto diagnóstico (Professor Miguel menciona em seus artigos a importância do “resgate” da clínica médica e da propedêutica – ARTE que a tecnologia não sabe praticar).

A todos que apoiam e trabalham pelo ICV, meus sinceros agradecimentos por poder participar desta experiência de transformação e felicidade humana!

Ler o comentário na íntegra

Hoje me senti, mais uma vez, lisonjeada por participar do Conselho Consultivo do Instituto Criança é Vida. Atenta as palavras do Dr. Miguel Srougi nesta manhã, ao procurar um sentido que expresse – verdadeiramente – o que lhe representa o sentimento de felicidade fui buscar em lembranças remotas, palavras sábias que bem traduzem à magnitude do trabalho de vocês e onde me sinto feliz por dele fazer parte, mesmo que em pequena escala.

Todos os homens sonham, mas não da mesma maneira. Os que sonham à noite, nos empoeirados recessos de suas mentes, acordam com o dia, para descobrir que era tudo vaidade: mas os que sonham de dia são perigosos, pois podem encenar os seus sonhos de olhos abertos, para torná-los realidade. Foi o que eu fiz.’
Lawrence da Arábia, em Os Sete Pilares da Sabedoria

Fica como meu modesto depoimento para o ICV, parabéns pelo desafio de educar para saúde, crianças e adolescentes, nestes 20 anos!

Ler o comentário na íntegra

É com muita satisfação que, através da Associação Beneficente Alzira Denise Hertzog da Silva – ABADHS, hoje somos parceiros do Instituto Criança é Vida.
Primeiramente, devo dizer que o motivo que nos fez ajudar as pessoas mais necessitadas, foi a perda tão precoce de nossa filha Denise nos seus vinte e nove anos. Impulsionados pela profunda dor desse acontecimento, resolvemos dar prosseguimento aos ideais de nossa filha, e assim nasceu a ABADHS. Embora sendo advogada, Denise sempre lutou por justiça social e ajuda às pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Finalmente queremos agradecer a oportunidade que o Instituto Criança é Vida nos oferece de dar prosseguimento aos ideais de Denise.

Ler o comentário na íntegra

Aceitei presidir o Conselho Consultivo porque me encantei com a história do Instituto Criança é Vida, seus propósitos, os percursos já trilhados e, mais que tudo, porque estava me unindo a um grupo de pessoas de valor indescritível, comprometidas com uma luta sem tréguas pela dignidade humana.

Ler o comentário na íntegra

O Instituto Criança é Vida foi um parceiro fundamental para a reestruturação das nossas ações de voluntariado com crianças, sempre compartilhando seu conhecimento por meio de treinamento e acompanhamento das equipes da matriz do Carrefour. Foram dois anos de trabalho, que tiveram como alicerces o respeito, a confiança e o compromisso.

Ler o comentário na íntegra

Vejo este trabalho com muito otimismo pois temos que reconhecer que o resto da vida nada mais é do que a consequência do período de crescimento e desenvolvimento.

Ler o comentário na íntegra

Sentimo-nos muito gratificados com o interesse despertado pelo projeto de Educação Sexual entre crianças e educadores. Esta iniciativa, realizada com conhecimento e dedicação de uma equipe experimentada, comprova a relevância da educação sexual para qualquer faixa etária. O acolhimento superou nossas expectativas. Trata-se, acima de tudo, de um trabalho de prevenção de risco e promoção da saúde, o que significa a primeira linha dentre as ações elegíveis para o desenvolvimento de prática sexual responsável e prazerosa.

Ler o comentário na íntegra

O IMIP acompanha os trabalhos em educação em saúde do Instituto Criança é Vida desde o início. A forma de promover este repasse de conhecimento muito nos sensibiliza – com solidariedade e respeito pelas crianças e famílias –, tendo, como resultado, efetivas mudanças de hábitos e costumes que propiciam uma vida mais sadia.

Ler o comentário na íntegra

A Schering-Plough, e seus funcionários voluntários, encontram no Instituto Criança é Vida a oportunidade ideal de contribuir para uma sociedade brasileira melhor e mais justa! O entusiasmo e o engajamento de todos os envolvidos são contagiantes! É com grande satisfação que a Schering-Plough apoia essa importante iniciativa.

Ler o comentário na íntegra

É com grande orgulho que vejo a iniciativa de uma empresa – uma vez colocada a serviço da sociedade – ser adotada com tanto entusiasmo por tão importantes empresas. Era exatamente isto o que queríamos. Ampliar um trabalho de educação em saúde que deu tão certo e sensibilizar outros para levar novas frentes para novas comunidades. O Brasil precisa disto!

Ler o comentário na íntegra

Foi um prazer e uma honra aceitar o convite do Instituto Criança é Vida para participar do seu Conselho Consultivo. A instituição trabalha numa área crítica para a nossa sociedade, representada pela Educação para a Saúde, incluindo temas pouco abordados tais como a educação sexual de crianças. Como pediatra e professora de Pediatria, dou o meu apoio e espero poder contribuir para esse relevante trabalho que vem sendo desenvolvido.

Ler o comentário na íntegra

Sou diretor do Instituto Criança é Vida há somente um ano, mas me orgulho muito de poder participar, e de alguma maneira, colaborar para o seu sucesso. Admiro a seriedade com a qual os projetos são executados e fico muito feliz de ver a satisfação das populações atendidas.

Ler o comentário na íntegra

O Instituto esteve presente em mais de um terço da minha vida! São 20 anos envolvida em diferentes atividades para fazer do Criança é Vida o que ele é hoje. De voluntária em campo a membro da diretoria, todas elas dão um prazer imenso, o tempo todo: pensando no que fazer; ajudando a fazer acontecer; vendo o resultado que nosso trabalho simples consegue.

Tenho que dizer que já pensei, algumas vezes, em “abandonar esse barco”… Mas cada vez que isso acontecia, vinha um depoimento, uma foto, um agradecimento, ou mesmo um novo projeto ou necessidade, e aí a energia que estava baixa voltava com força dobrada e começava tudo de novo, como se fosse a primeira vez! Por que continuo? Acho que porque, no final das contas, nesses anos todos ganhei tanto ou mais do que as pessoas que ajudamos.

Ler o comentário na íntegra

Há cerca de 15 anos eu tive o privilégio de ser apresentada ao trabalho do Criança é Vida. O que imediatamente me encantou, foi a incrível arte de transformar temas complexos e de difícil assimilação, em ensinamentos simples, lúdicos, alegres e que, ao longo do trabalho, instalam-se de forma indelével nas mentes e corações de quem participa dos programas, sejam crianças ou adultos! O trabalho é absolutamente encantador e cada vez que vejo um depoimento não consigo deixar de me emocionar com a força transformadora do SABER. Educar para a saúde é nossa missão. Que eu possa continuar fazendo parte dessa história, contribuindo, testemunhando e me apaixonando novamente a cada novo projeto, a cada nova iniciativa. Nessa jornada, aprendemos humildemente que recebemos muito mais do que, um dia, pretensiosamente, tivemos intenção de doar!

Ler o comentário na íntegra

Desde o momento que conheci o Instituto me encantei pela seriedade e transparência do trabalho. Em 2008 comecei como voluntária, atuando na multiplicação dos módulos nas instituições e em 2011 tive a honra e o privilégio de fazer parte da diretoria do Instituto. O grande orgulho de fazer parte dessa equipe é não somente trabalhar com uma gestão transparente e comprometida, mas acima de tudo, ver o resultado desse trabalho em milhares de crianças por todo o país.

Ler o comentário na íntegra

O Instituto Criança é Vida une pessoas e compartilha conhecimentos. Multiplica saúde, confiança e alegria para crianças e famílias. O Instituto oferece, com carinho e entusiasmo, informações na dose certa. A proposta me conquistou desde o início. Agora, sua história impressiona. Fazer parte é uma satisfação. Contribuir para etapas futuras é um privilégio!

Ler o comentário na íntegra

O Instituto Criança é Vida nos oferece uma valiosíssima oportunidade de poder contribuir para nossa sociedade. O trabalho desenvolvido no ICV tem um forte poder de transformação quando aplicado a uma comunidade e esta transformação tem repercussão imediata e de longo prazo podendo se estender por gerações. Poder ser parte disso é, para mim, um enorme privilégio.

Ler o comentário na íntegra