As crianças e adolescentes de famílias em situação de vulnerabilidade social e baixa renda estão sujeitas aos efeitos de estarem se desenvolvendo dentro de um cenário de escassez em várias áreas: escassez de recursos financeiros, de componentes nutricionais, de educação, de presença dos pais.
Além disso, têm a sua formação física e emocional ocorrendo num ambiente muitas vezes estressante, onde a preocupação constante dos adultos com a falta de dinheiro causa um comprometimento na capacidade deles de tomarem decisões mais acertadas.
Baseado nisso, acreditamos que a introdução de conceitos de educação financeira nesta idade promove mudanças na percepção do uso mais adequado do dinheiro que, por sua vez, promoverá a Saúde Financeira dos indivíduos e das famílias. Ao adquirir novos conhecimentos sobre educação financeira, as crianças passam a influenciar as decisões de suas famílias e se tornam agentes de mudança da realidade em que vivem.
Destinado a duas faixas etárias, o projeto é composto por dois ciclos:
- Aprendendo a cuidar e a usufruir do meu dinheiro – 7 a 9 anos;
- Planejando e controlando o uso do dinheiro – 10 a 12 anos.
O projeto teve início em 2016 e tem como objetivos orientar as crianças a se relacionarem com o dinheiro de forma saudável e promover oportunidades de pensar sobre seu uso, sobre a importância de poupar e planejar.
São trabalhados conceitos iniciais e noções básicas de como conviver com o dinheiro de forma a praticarem o consumo consciente e sustentável e o melhor uso dos recursos financeiro disponíveis. Além disso, situações do dia a dia são apresentadas e analisadas, a partir de atividades lúdicas, criando hábitos saudáveis relacionados ao uso do dinheiro, consumo e sustentabilidade.