Nossas diretrizes estratégicas

Ao longo destes 25 anos, o Instituto Criança é Vida desenvolveu uma tecnologia social muito bem aceita. Nossas formações e materiais são bastante valorizados por diretores e educadores das mais diversas instituições. Conseguimos multiplicar projetos em larga escala mantendo um rigoroso padrão de qualidade. Buscamos, ao longo de mais de duas décadas, formatar novos projetos a partir da aceitação dos anteriores. Ouvindo comunidades, fomos expandindo temas e faixas etárias.

Os projetos regulares do Instituto são respaldadas por suas “Alianças Estratégicas”, organizações que nos ajudam a construir o conhecimento. Contamos com o apoio do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP), com a Escola Viva, com o ProSex (Projeto Sexualidade do Instituto de Psiquiatria da FMUSP), com o Instituto da Criança do Hospital das Clínicas – FMUSP, com a Companhia das Letrinhas e com o Hospital Sírio-Libanês.

Todos os projetos passam por uma etapa piloto antes de serem disponibilizados para multiplicação. Os projetos são revisados continuamente e possuem edições anuais. Os materiais têm baixo custo, visando sempre a multiplicação em larga escala. Avaliações contínuas são feitas com diretores, coordenadores e educadores de instituições e escolas.

Com a pandemia, o trabalho presencial foi interrompido e o Instituto desenvolveu um projeto para ACOLHER, APOIAR E INFORMAR educadores e professores. Os módulos, multiplicados por plataforma Zoom, para turmas com cerca de 30 participantes, foram interativos, ou seja, incentivaram e exigiram  a participação efetiva de cada educador.

Foram desenvolvidos dez temas que nasceram de demandas concretas de nossos habituais parceiros na Assistência Social e na Educação. O resultado e a quantidade de inscrições surpreenderam. O trabalho direcionado aos educadores teve a maior aceitação da história do Instituto. 

Neste momento, com a volta das crianças às escolas e instituições e também por demanda dos parceiros, estamos focados em oferecer a professores e educadores módulos direcionados a pais e crianças que buscam ajudá-los a superar os impactos emocionais decorrentes do período de pandemia.

As comunidades seguem sendo ouvidas continuamente e os projetos nascem de demandas concretas, são escritos por médicos, psicólogos, biólogos e pedagogos, mas a linguagem é simples, acessível e permeada por atividades lúdicas para melhor compreensão e fixação de conceitos.

Mantendo o foco em sua missão – colaborar para a construção de um país com mais saúde -, o Instituto Criança é Vida trabalha para fortalecer a criança, o adolescente, a família, a comunidade e os educadores de instituições e escolas parceiras.

Voltar ao topo