Até o início da pandemia, o Instituto, que conta com empresas mantenedoras, multiplicadoras, alianças estratégicas e apoiadoras, teve por finalidade levar noções básicas de higiene, saúde e desenvolvimento emocional/afetivo/social para crianças, para famílias e funcionários de instituições e escolas de comunidades em situação de vulnerabilidade social, de forma totalmente gratuita.
Diante das mudanças impostas pela pandemia – isolamento social, paralisação das atividades de escolas e instituições sociais – o Instituto Criança é Vida suspendeu temporariamente as formações presencias de educadores. A partir da capacitação de sua equipe para multiplicação à distância (formações por plataformas digitais), decidiu desenvolver módulos pontuais que atendessem às demandas geradas pela pandemia.
Foram desenvolvidos dez temas que nasceram de demandas concretas de nossos habituais parceiros na Assistência Social e na Educação. O resultado e a quantidade de inscrições surpreenderam. O trabalho direcionado aos educadores, durante os anos de 2020 e 2021, teve a maior aceitação da história do Instituto.
Esses conteúdos, denominados módulos pontuais, baseiam-se na premissa de que precisávamos acolher e apoiar, primeiramente, os educadores e professores que, em algum momento, retornariam às atividades de atendimento de crianças e adolescentes, que também foram seriamente impactados pela pandemia.