O Instituto

O Instituto Criança é Vida é uma organização sem fins lucrativos que desenvolve projetos para atender ao que médicos e psicólogos consideram o básico para a prevenção de doenças e para o bom desenvolvimento de bebês, crianças e adolescentes. O grande foco da atuação do instituto é fortalecer a família, a instituição e a comunidade, criando melhores condições de amparo físico, emocional e social à criança, ao adolescente até 15 anos e a seus educadores.

Com a pandemia, o trabalho presencial foi interrompido e o Instituto desenvolveu um projeto para ACOLHER, APOIAR E INFORMAR educadores e professores. Os módulos, multiplicados por plataforma Zoom, para turmas com cerca de 30 participantes, foram interativos, ou seja, incentivaram e exigiram  a participação efetiva de cada educador. Foram desenvolvidos dez temas que nasceram de demandas concretas de nossos habituais parceiros na Assistência Social e na Educação. O resultado e a quantidade de inscrições surpreenderam. O trabalho direcionado aos educadores, durante os anos de 2020 e 2021, teve a maior aceitação da história do Instituto.

Neste momento, com a volta das crianças às escolas e instituições e também por demanda dos parceiros, estamos focados em oferecer a professores e educadores módulos direcionados a pais e crianças que buscam ajudá-los a superar os impactos emocionais decorrentes do período de pandemia.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS e os projetos do Instituto Criança é Vida

Em 2015, a Assembleia Geral das Nações Unidas – ONU definiu metas mundiais para o desenvolvimento sustentável, ou seja, objetivos e metas para que ‘ninguém no mundo fosse deixado para trás’. Nesta reunião, foram estabelecidos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS e 169 metas globais, abrangendo as dimensões ambiental, econômica e social, a serem alcançados até 2030. Na Agenda 2030 – como ficou conhecido o documento que reúne os objetivos e metas de desenvolvimento sustentável – estão previstas ações nas áreas da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, redução das desigualdades, dentre outras.
Alguns objetivos dependem da ação de governos e empresas globais, mas alguns são recomendações mais específicas, que podem ser adotadas por instituições ligadas à área da educação, saúde e assistência social, como o Instituto Criança é Vida e as instituições parceiras.

Com a missão de colaborar para a construção de um país com mais saúde, o Instituto Criança é Vida desenvolve, desde 1995, projetos que visam capacitar educadores para que possam favorecer a saúde física, emocional e social de crianças e adolescentes e de comunidades em situação de vulnerabilidade social. Desta forma, o Instituto Criança é Vida mantém sua posição de vanguarda ao desenvolver projetos nas áreas de saúde e bem estar, segurança alimentar e melhoria da nutrição, educação de qualidade, redução de desigualdades, consumo responsável, dentre outras temáticas, que estão diretamente relacionadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Para saber mais:
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS: https://www.pactoglobal.org.br/

A Causa

Deficiências na infraestrutura, tais como saneamento básico, urbanização, habitação e escassez de recursos financeiros das famílias expõem crianças e adolescentes a situações de risco: infecções respiratórias, desnutrição, problemas de pele, verminoses, sarna e piolho, acidentes domésticos e outros. Muitas vezes, a infância e a adolescência são pouco valorizadas, crianças e jovens são carentes de afeto, proteção e atenção, sofrem castigos físicos, violência e abuso sexual, são expostas a sexo desde muito pequenas e têm baixa autoestima.

O trabalho com pais e educadores mostra que as pessoas não fazem melhor, não porque não querem, mas porque não sabem – educar é o caminho. Mas, como educar? As equipes do Instituto Criança é Vida capacitam educadores e outros funcionários das instituições, além de voluntários de empresas parceiras, para multiplicar os projetos para crianças, adolescentes e famílias das comunidades em que atuam.

Missão

“Colaborar para a construção de um país com mais saúde”

Visão

  • Ampliaremos nossa atuação como forma de fortalecer a família, a instituição e a comunidade, criando melhores condições de amparo físico, emocional e social à criança, ao adolescente até 15 anos e a seus educadores.
  • Trabalharemos para expandir, geograficamente, nossos projetos mantendo critérios para que esse crescimento seja ordenado e seja mantida a mesma qualidade de atendimento.
  • Faremos esforços para divulgar nosso trabalho, incentivando a parceria entre empresas como caminho para fortalecer projetos, mostrando que não é preciso “reinventar a roda”.
  • Seguiremos ouvindo nossos públicos (comunidades assistidas, patrocinadores, conselhos, diretoria, consultores técnicos e voluntários), analisando suas sugestões e críticas, para que nossos projetos, atuais e futuros, conservem a credibilidade que conquistaram.
  • Manteremos nosso olhar voltado para o amplo contexto social com o objetivo de antecipar o atendimento às necessidades criadas por mudanças inesperadas e que afetem de forma direta o nosso público, à exemplo da pandemia Covid-19.
  • Manteremos a identidade do Instituto e a força de nossa Missão com a alegria e o comprometimento de nossa equipe e a confiança na nossa “maneira de fazer as coisas” (entusiasmo e empenho, com seriedade e transparência).
  • Monitoraremos procedimentos e processos garantindo atender a princípios e práticas de boa governança corporativa, com o objetivo de assegurar a qualidade de nossa gestão e nossa longevidade.

Valores

Solidariedade e comprometimento na transmissão do conhecimento com leveza e alegria

Como participar

Uma parceria com o Instituto Criança é Vida traz a possibilidade de realizar um trabalho social unindo esforços a quem já tem anos de experiência em projetos para empresas. Assim, unindo forças, geramos maior impacto na sociedade. Trabalhamos para fortalecer família e comunidade.

As doações feitas à entidade qualificada como OSCIP podem ser deduzidas como despesas pelas pessoas jurídicas doadoras tributadas sob o regime de lucro real, até o limite de 2% do lucro operacional, tanto para fins de imposto de renda como para a contribuição social sobre o lucro (Inciso II do art. 377 do Decreto nº 9.580/2018; art. 59 da MP nº 2158-35/01 e §2º do art. 13 da Lei nº 9.249/95).

  • Empresas podem patrocinar projetos do Instituto Criança é Vida para cidades brasileiras de seu interesse. Nos últimos anos, desenvolvemos projetos com escolas públicas de cidades como Paranaguá (PR), Candeias (BA), Trancoso (BA), Sorriso (MT), Rio Verde (GO), Trairi (CE), São Lourenço da Mata (PE), Glória do Goitá (PE), Feira Nova (PE), Mogi das Cruzes (SP), Campinas (SP), Souzas (SP) financiados pelas seguintes empresas: Mosaic, Eólica Faísa, MSD e Instituto Dominique Geiger.
  • Empresas também podem contratar projetos para voluntariado empresarial. Projetos de voluntariado são estudados caso a caso conforme a necessidade e disponibilidade da empresa. Na história do Instituto, tivemos grupos de voluntários nas seguintes empresas: Schering-Plough, Mantecorp, Elly Lilly, Macro, Vedacit, Carrefour e MSD.
  • Empresas podem apoiar o Instituto financeiramente ou com serviços.

Categorias de Parceiros

  • Mantenedores – o Parceiro Mantenedor oferece a base financeira para a manutenção do Instituto e de seus projetos como um todo. São parceiros mantenedores: ABADHS, AGEM e MSD.
  • Parceiros Multiplicadores – o Parceiro Multiplicador apoia especificamente um dos projetos do Instituto, ou a sua multiplicação em determinada cidade do país. Foram ou são parceiros multiplicadores: Bovespa, Instituto Hedging&Griffo, Carrefour, Banco Votorantim, Instituto Dominique Geiger.
  • Parceiros Operacionais – o Parceiro Operacional oferece, sem custo, serviços necessários ao funcionamento do Instituto. São eles: Pinhão e Koiffman Advogados, Casa Ronald McDonald, FLAG Comunicação, JAD LOG, Sapiens Associados, Observer Pesquisas de Marketing.
  • Apoiadores – empresas Apoiadoras contribuem financeiramente para a realização de atividades do Instituto. São elas: Gonçalves S.A. Indústria Gráfica, JAD LOG, Rosa Empreendimentos Imobiliários Ltda., Fortknox Tecnologia de Segurança Ltda., Uniflexo Indústria Gráfica Ltda.
  • O Instituto Criança é Vida atua em diversas localidades da Região Metropolitana de São Paulo, no Rio de Janeiro, na Bahia e em Pernambuco através de parcerias com as secretarias de Educação e de Assistência Social de cada território.
  • Gestores, coordenadores e educadores de organizações sociais e escolas públicas podem participar gratuitamente de nossas formações organizadas por território e público atendido.
  • Para se informar a respeito dos projetos que estão ocorrendo em sua região ou para orientações de como formar um novo grupo, entre em contato através do e-mail atendimento@criancaevida.org.br ou do telefone 5185-4510.

  • Podem contratar projetos do Instituto Criança é Vida para formação de educadores ou grupo de alunos. Custos dependem do projeto e do número de alunos.
  • Para mais informações, entre em contato através do e-mail atendimento@criancaevida.org.br ou do telefone 5185-4510.