Em destaque

Parcerias para uma vida de mais saúde

Compartilhe:

Parcerias são, desde o início, parte essencial do trabalho do Instituto Criança é Vida. Temos parceiros mantenedores, apoiadores, parcerias operacionais e alianças estratégicas.

Contamos com três parceiros mantenedores, MSD, ABADHS e AGEM que são hoje o sustentáculo financeiro do Instituto. A AGEM, nosso maior parceiro pertence à família de nosso fundador, Gian Enrico Mantegazza. A MSD é nosso parceiro há muitos anos, na medida em que comprou a empresa em que o Criança é Vida foi criado como projeto de responsabilidade social. A ABADHS – Associação Beneficente Alzira Denise Herzog da Silva é nossa parceira mantenedora desde 2011. Vários executivos e acionistas de nossas mantenedoras participam de nosso Conselho e Diretoria acompanhando de perto o andamento de nossas atividades.

“Alianças Estratégicas” são as parcerias que nos ajudam a construir o conhecimento a ser multiplicado.

Nossa primeira aliança, lá atrás em 1996, foi com o IMIP, Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira, um hospital escola que é modelo para o Ministério da Saúde e que realiza um belíssimo trabalho com mães e crianças na cidade do Recife. Nosso relacionamento com o IMIP já tem quase 20 anos e nossa atuação em São Lourenço da Mata, cidade a 60 km de Recife – PE, já está em seu 5º ano, e é acompanhada de perto.

A Escola Viva nos ajudou a transformar o conteúdo de educação para a saúde em linguagem para crianças com muitas atividades lúdicas. Recentemente colaborou a nova edição do projeto Criança é Vida Crianças de 3 a 4 anos.

O ProSex – Projeto Sexualidade do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FM-USP foi responsável pela revisão de nossos projetos de Educação Sexual. O Instituto da Criança da FM-USP nos ajudou a revisar o Afeto e Proteção, projeto de prevenção à violência contra a criança. O Hospital Sírio Libanês revisou o Criança é Vida Gestação Saudável.

E neste ano de 2014, por meio de uma parceria com a Companhia das Letrinhas, tivemos acesso, antes de seu lançamento, ao livro “Vamos Brincar de Estátua”. Nele, as autoras Marcia De Luca e Lúcia Barros falam sobre ioga para crianças, trabalhando também valores da tradicional ayurveda. Alguns destes ensinamentos foram incluídos em nosso novo projeto Crescer com Valores.

No âmbito das parcerias operacionais, a Casa Ronald McDonald passou, também no último ano, a abrigar o Instituto Criança é Vida no Rio de Janeiro. Com esta acolhida, multiplicaremos alguns de nossos projetos para crianças e mães abrigadas.

O escritório Pinhão & Koiffman Advogados é nosso parceiro desde a criação do Instituto, responsável, em todos estes anos, pela Assessoria Jurídica ao Instituto.

A Flag, agência de publicidade, nos doa a criação de materiais publicitários e campanhas desde a criação de nosso logo há quase duas décadas. A Jad Log nos doa transportes de materiais para outras cidades e estados além de contribuir com apoio financeiro.

Outros apoios vêm da Gonçalves S.A. Indústria Gráfica, da Rosa Empreendimentos, da Gráficos Sangar, da Nordeplast Indústria e Comércio Ltda. e da Uniflexo Indústria Gráfica Ltda.

Ainda em 2014, além das formações e projetos, também realizamos ações específicas para nossos parceiros, como a mantenedora MSD – Merck Sharp & Dohme – para a qual desenvolvemos uma Campanha de arrecadação de cobertores para serem doados no inverno, um Concurso de Desenho em comemoração ao Dia das Crianças e uma Campanha de Incentivo à Amamentação, em São Lourenço da Mata – PE. O trabalho de educação em saúde do Instituto Criança é Vida não seria possível sem a contribuição de mais de duas dezenas de empresas e organizações.

Futuro próximo

Nos primeiros passos de 2015, quase 500 instituições já estão conosco participando de nossas formações. Também começamos o ano investindo em outras frentes como o novo site. Com layout atual e conteúdo mais dinâmico, queremos informar e estreitar laços com quem já nos acompanha, além de conquistar novas alianças. Nossa página no Facebook é outro exemplo de canal que vem crescendo e pelo qual queremos, em 2015, ampliar ainda mais a nossa comunicação com nossos pares e seguidores.

Criado em 2014, o projeto Crescer com Valores já rendeu frutos. Em 2015, um novo ciclo para crianças entre 10 e 12 anos está multiplicado de forma piloto na organização Estrela Nova. A partir de agosto, o novo projeto começa a ser multiplicado em larga escala.

Novas parcerias também vêm por aí. Aguardem e acompanhem as novidades em www.facebook.com/institutocriancaevida.