O Instituto

O Instituto Criança é Vida é uma organização sem fins lucrativos que desenvolve projetos para atender ao que médicos e psicólogos consideram o básico para a prevenção de doenças e para o bom desenvolvimento de bebês e crianças. O grande foco dos projetos é a saúde física, emocional e social da criança e do adolescente.

O Criança é Vida nasceu como projeto social de uma empresa privada, no ano de 1996, trabalhando inicialmente com 20 voluntários em 9 instituições. Hoje, trabalha com mais de 800 instituições e capacita mais de 1.900 multiplicadores para o repasse de seus projetos, beneficiando mais de 61 mil pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos.

A Causa

Deficiências na infraestrutura, tais como saneamento básico, urbanização, habitação e escassez de recursos financeiros das famílias expõem crianças e adolescentes a situações de risco: infecções respiratórias, desnutrição, problemas de pele, verminoses, sarna e piolho, acidentes domésticos e outros. Muitas vezes, a infância e a adolescência são pouco valorizadas, crianças e jovens são carentes de afeto, proteção e atenção, sofrem castigos físicos, violência e abuso sexual, são expostas a sexo desde muito pequenas e têm baixa autoestima.

O trabalho com pais e educadores mostra que as pessoas não fazem melhor, não porque não querem, mas porque não sabem – educar é o caminho. Mas, como educar? As equipes do Instituto Criança é Vida capacitam educadores e outros funcionários das instituições, além de voluntários de empresas parceiras, para multiplicar os projetos para crianças, adolescentes e famílias das comunidades em que atuam.

Missão

“Colaborar para a construção de um país com mais saúde”

Visão

 

  • Ampliaremos nossa atuação como forma de fortalecer a família, a instituição e a comunidade, criando melhores condições de amparo físico, emocional e social à criança e ao adolescente até 15 anos.
  • Trabalharemos para expandir, geograficamente, nossos projetos mantendo critérios para que esse crescimento seja ordenado e seja mantida a mesma qualidade de atendimento.
  • Faremos esforços para divulgar nosso trabalho, incentivando a parceria entre empresas como caminho para fortalecer projetos, mostrando que não é preciso “reinventar a roda”.
  • Seguiremos ouvindo nossos públicos (comunidades assistidas, patrocinadores, conselhos, diretoria, consultores técnicos e voluntários), analisando suas sugestões e críticas, para que nossos projetos, atuais e futuros, conservem a credibilidade que conquistaram.
  • Manteremos a identidade do Instituto e a força de nossa Missão com a alegria e o comprometimento de nossa equipe e a confiança na nossa “maneira de fazer as coisas” (entusiasmo e empenho, com seriedade e transparência).
  • Monitoraremos procedimentos e processos garantindo atender a princípios e práticas de boa governança corporativa, com o objetivo de assegurar a qualidade de nossa gestão e nossa longevidade.

Valores

Solidariedade e comprometimento na transmissão do conhecimento com leveza e alegria

Como participar

Uma parceria com o Instituto Criança é Vida traz a possibilidade de realizar um trabalho social unindo esforços a quem já tem anos de experiência em projetos para empresas. Assim, unindo forças, geramos maior impacto na sociedade. Trabalhamos para fortalecer família e comunidade.

As doações feitas à entidade qualificada como OSCIP podem ser deduzidas como despesas pelas pessoas jurídicas doadoras tributadas sob o regime de lucro real, até o limite de 2% do lucro operacional, tanto para fins de imposto de renda como para a contribuição social sobre o lucro. (lei nº 9.249/95, art. 13; rir, art. 365, ii e mp nº 2158-35/01).

  • Empresas podem patrocinar projetos do Instituto Criança é Vida para cidades brasileiras de seu interesse. Nos últimos anos, desenvolvemos projetos com escolas públicas de cidades como Paranaguá (PR), Candeias (BA), Trancoso (BA), Sorriso (MT), Rio Verde (GO), Trairi (CE), São Lourenço da Mata (PE), Glória do Goitá (PE), Feira Nova (PE), Mogi das Cruzes (SP), Campinas (SP), Souzas (SP) financiados pelas seguintes empresas: Mosaic, Eólica Faísa, MSD e Instituto Dominique Geiger.
  • Empresas também podem contratar projetos para voluntariado empresarial. Projetos de voluntariado são estudados caso a caso conforme a necessidade e disponibilidade da empresa. Na história do Instituto, tivemos grupos de voluntários nas seguintes empresas: Schering-Plough, Mantecorp, Elly Lilly, Macro, Vedacit, Carrefour e MSD.
  • Empresas podem apoiar o Instituto financeiramente ou com serviços.

Categorias de Parceiros

  • Mantenedores – o Parceiro Mantenedor oferece a base financeira para a manutenção do Instituto e de seus projetos como um todo. São parceiros mantenedores: ABADHS, AGEM e MSD.
  • Parceiros Multiplicadores – o Parceiro Multiplicador apoia especificamente um dos projetos do Instituto, ou a sua multiplicação em determinada cidade do país. Foram ou são parceiros multiplicadores: Bovespa, Instituto Hedging&Griffo, Carrefour, Banco Votorantim, Instituto Dominique Geiger.
  • Parceiros Operacionais – o Parceiro Operacional oferece, sem custo, serviços necessários ao funcionamento do Instituto. São eles: Pinhão e Koiffman Advogados, Casa Ronald McDonald, FLAG Comunicação, JAD LOG, Sapiens Associados, Observer Pesquisas de Marketing.
  • Apoiadores – empresas Apoiadoras contribuem financeiramente para a realização de atividades do Instituto. São elas: Gonçalves S.A. Indústria Gráfica, JAD LOG, Rosa Empreendimentos Imobiliários Ltda., Fortknox Tecnologia de Segurança Ltda., Uniflexo Indústria Gráfica Ltda.
  • Podem se inscrever para participar gratuitamente de formações em São Paulo, Guarulhos, Taboão da Serra, Embu das Artes, Embu Guaçu, Itapecerica da Serra, São Bernardo do Campo, Barueri, Santos, Campinas, Mogi das Cruzes, Rio de Janeiro, Itaguaí, Mesquita, Nilópolis, Japeri.
  • Outros municípios, próximos a cidades onde há projeto, podem se inscrever desde que formem um grupo de 18 instituições filiadas a áreas de Educação ou Assistência Social, com um mínimo de 2 educadores por instituições que acolhem crianças e adolescentes na faixa etária dos projetos.
  • Organizações sociais, escolas públicas e redes sociais são consideradas organizações beneficiadas pelos projetos, recebem as formações, não realizam aportes financeiros ao Instituto. Portanto, não têm direito a promover sua logotipia em materiais do Instituto Criança é Vida.
  • Podem contratar projetos do Instituto Criança é Vida para formação de educadores ou grupo de alunos. Custos dependem do projeto e do número de alunos.