Módulos Pontuais

Até o início da pandemia, o Instituto, que conta com empresas mantenedoras, multiplicadoras, alianças estratégicas e apoiadoras, teve por finalidade levar noções básicas de higiene, saúde e desenvolvimento emocional/afetivo/social para crianças, para famílias e funcionários de instituições e escolas de comunidades em situação de vulnerabilidade social, de forma totalmente gratuita.

Diante das mudanças impostas pela pandemia – isolamento social, paralisação das atividades de escolas e instituições sociais – o Instituto Criança é Vida suspendeu temporariamente as formações presencias de educadores. A partir da capacitação de sua equipe (equipe CLT e contratados) para multiplicação à distância (formações por plataformas digitais), decidiu desenvolver módulos pontuais que atendessem às demandas geradas pela pandemia. O Instituto Criança é Vida mobilizou sua equipe de funcionários e consultores, composta principalmente por psicólogos e pedagogos e, atendendo às demandas apresentadas pelos nossos tradicionais parceiros da área de Educação e Assistência Social, de diferentes estados do Brasil, elaborou uma série de conteúdos.

Esses conteúdos, denominados módulos pontuais, baseiam-se na premissa de que precisamos acolher e apoiar, primeiramente, os educadores e professores que, em algum momento, retornarão às atividades de atendimento de crianças e adolescentes, que também estão sendo seriamente impactados pelas restrições impostas pelas medidas para contornar o avanço da pandemia.

A ideia é informar, inspirar, apoiar e fortalecer os profissionais que estão na linha de frente no retorno de crianças e adolescentes às aulas e atividades presenciais.

Utilizamos para nossos encontros a ferramenta ZOOM, que permite interação online. Para tanto, os participantes devem ter acesso à internet por meio de computador ou celular. As atividades propostas pelos formadores foram adequadas para a participação e visualização em ambos os tipos de acesso.

A aceitação dos módulos iniciais foi tão grande, que novos módulos foram elaborados para 2021 e serão somados aos temas iniciais. Os módulos pontuais são:

  • O mundo em que vivemos: história das pandemias
  • Entendendo ansiedade e estresse
  • Uma reflexão sobre resolução de conflitos
  • Saúde financeira: enfrentando desafios
  • A Lagarta e a Borboleta: uma reflexão sobre o luto, as perdas, as mudanças e a esperança
  • Emoções: aprendendo a lidar com o que sentimos
  • Fortalecimento emocional para tempos difíceis
  • Aprendendo a lidar com o medo e a ansiedade de crianças
  • Visão Positiva de Mundo para Educadores
  • Novos Tempos: escuta e combinados para uma nova rotina

Depoimentos de quem fez parte do projeto

Todo encontro é uma explosão de sentimentos, de reflexão e aprendizado. Não é somente um aprendizado externo – ensina a refletir sobre dificuldades internas de cada um de nós. Poder partilhar com outros, dividir o fardo e conhecer novas pessoas me traz liberdade e alívio. Foi sensacional!

Um verdadeiro revigoramento da alma. Nessa formação me senti acolhida e fortalecida, cada encontro foi um aprendizado diferente em que percebi muita dedicação, carinho e compreensão por parte de quem apresentava os conteúdos. Tem sido maravilhoso, pois estas horas passam tão rápido que nem percebo, visto que é um curso muito participativo em que temos a oportunidade de nos expressar, argumentar e falar o que estamos sentindo.

O Instituto Criança é Vida conseguiu trazer para o mundo digital a mesma excelência que sempre caracterizou o seu trabalho. Ensinamentos preciosos com dinâmicas, conversas, músicas! Temas difíceis levados adiante com leveza!No final de cada encontro ficamos com gostinho de quero mais… Muito bom!