Módulos Pontuais Pandemia

Até o início da pandemia, o Instituto, que conta com empresas mantenedoras, multiplicadoras, alianças estratégicas e apoiadoras, teve por finalidade levar noções básicas de higiene, saúde e desenvolvimento emocional/afetivo/social para crianças, para famílias e funcionários de instituições e escolas de comunidades em situação de vulnerabilidade social, de forma totalmente gratuita.

Diante das mudanças impostas pela pandemia – isolamento social, paralisação das atividades de escolas e instituições sociais – o Instituto Criança é Vida suspendeu temporariamente as formações presencias de educadores. A partir da capacitação de sua equipe (equipe CLT e contratados) para multiplicação à distância (formações por plataformas digitais), decidiu desenvolver módulos pontuais que atendessem às demandas geradas pela pandemia. O Instituto Criança é Vida mobilizou sua equipe de funcionários e consultores, composta principalmente por psicólogos e pedagogos e, atendendo às demandas apresentadas pelos nossos tradicionais parceiros da área de Educação e Assistência Social, de diferentes estados do Brasil, elaborou uma série de conteúdos.

Esses conteúdos, denominados módulos pontuais, baseiam-se na premissa de que precisamos acolher e apoiar, primeiramente, os educadores e professores que, em algum momento, retornarão às atividades de atendimento de crianças e adolescentes, que também estão sendo seriamente impactados pelas restrições impostas pelas medidas para contornar o avanço da pandemia.

A ideia é informar, inspirar, apoiar e fortalecer os profissionais que estão na linha de frente no retorno de crianças e adolescentes às aulas e atividades presenciais.

Utilizamos para nossos encontros a ferramenta ZOOM, que permite interação online. Para tanto, os participantes devem ter acesso à internet por meio de computador ou celular. As atividades propostas pelos formadores foram adequadas para a participação e visualização em ambos os tipos de acesso.

A aceitação dos módulos iniciais foi tão grande, que novos módulos foram elaborados para 2021 e serão somados aos temas iniciais. Os módulos pontuais são:

Módulos


Conscientiza educadores sobre aspectos da história e de pandemias do passado apresentando os avanços que trouxeram para a humanidade. Salienta a importância de conhecer o passado para melhor compreender o presente. Informa, apoia e inspira no enfrentamento aos desafios impostos pela pandemia da Covid-19.

Depoimentos sobre o módulo:

“Agradeço muito a essa formação, não tinha ideia do quanto ela era necessária até tê-la. Me deixou particularmente com o coração quentinho, me dando esperança e fé de que dias melhores virão. Espero poder em breve ter novas formações como essa: didática e participativa! Duas horas foi pouco pelo tanto de conteúdo que tivemos! Obrigada pelo conhecimento!”
Rafaela Farias de Oliveira, professora na ASSAF, São Paulo.

“Adorei a forma como o curso abordou o cenário histórico e nos levou a refletir esperançosamente como a humanidade superou as grandes dificuldades, colhendo lições importantes”
Danielle de Paula Bernardo, professora em Embu Guaçu, São Paulo.


Esclarece os conceitos de ansiedade, estresse e somatização, e apresenta recursos para administrar a ansiedade. O principal objetivo é a reflexão e auto percepção, para maior segurança e equilíbrio emocional dos educadores.

Depoimentos sobre o módulo:

O que achei mais importante no encontro de hoje, foi perceber que as coisas que sentimos não são “frescura”. Como educadores estamos passando por um período muito delicado na profissão, e é muito reconfortante saber que existem trabalhos sérios como do Instituto, que pensam em formas de nos acolher e nos valorizar.”
Franciele Bitencourt do Nascimento, professora em Japeri, Rio de Janeiro.

Muito bom poder entender como controlar a ansiedade! O tema é perfeito em meio aos tempos difíceis como atualmente! Obrigada pela formação maravilhosa! Quando tiver alguma crise vou pensar em tudo que aprendi neste módulo.”
Priscila Esteves Nascimento, educadora no CCA Georgina, São Paulo.


Promove reflexões sobre a forma como nos comunicamos no dia a dia, busca melhorar a escuta de cada um e apresenta ferramentas práticas para que todos sejam capazes de lidar com conflitos de maneira saudável e eficaz valorizando a comunicação não violenta.

Depoimento sobre o módulo:

A importância da formação do Instituto Criança é Vida é nos auxiliar a entender sentimentos, controlar emoções, conseguir superar e resolver conflitos que aparecem em nossas vidas. Precisamos exercitar a paciência, não julgar, ouvir o outro e sobretudo nos comunicar. Vivemos em sociedade, fazemos parte do coletivo e precisamos respeitar, entender e ver que somos diferentes uns dos outros, temos que ceder, partilhar e juntos seguirmos sempre para um mesmo lugar.”
Adriana da Silva Parreira, orientadora socioeducativa na 10ª CRE, Rio de Janeiro.


Aborda a importância do equilíbrio financeiro para a saúde emocional. Incentiva a busca de informações e o protagonismo na gestão da própria vida financeira, oferecendo um espaço para troca de experiências entre os participantes. Transmite dicas de como desenvolver hábitos financeiros saudáveis e reforça o respeito aos limites de cada um.

Depoimentos sobre o módulo:

Compreendi com o encontro que para ter uma vida financeira saudável, é importante organização e planejamento, assim teremos uma boa saúde pessoal, sem preocupações com dívidas que poderiam ter sido evitadas. ”
Francisca Leite da Silva, orientadora socioeducativa no CCA Estação Esperança, São Paulo.

No início, pensei: No que esse assunto pode agregar? Depois vi que foi um dos melhores módulos, senão o melhor! O financeiro, agrega em TUDO, se ele vai mal, todas as áreas são influenciadas negativamente.”
Elaine Julião Dias Crispim, orientadora socioeducativa na 10ª CRE, Rio de Janeiro.


Apresenta as fases e os sentimentos que fazem parte do luto e das perdas. Em encontros sempre realizados por psicólogas, busca oferecer uma mensagem de esperança e fortalecimento em um contexto difícil e delicado para muitos.

Depoimento sobre o módulo:

Eu não consigo explicar com palavras a importância que esses módulos tiveram em minha vida. Quero agradecer vocês de todo coração por esse carinho com a gente, vocês estão cuidando da nossa alma, quero sempre lembrar disso para não deixar de me cuidar também.”
Ivone dos Santos Oliveira, professora em Embu Guaçu, São Paulo.

Diante do contexto da pandemia, são esperadas manifestações emocionais mais intensas e é importante entender melhor as emoções, o que são, como se manifestam e quais são as suas finalidades. É abordado o conceito de regulação emocional (equilíbrio emocional). A prática da meditação e seus benefícios é apresentada.

Depoimentos sobre o módulo:

Amei o módulo! Trouxe uma leitura bonita sobre esses sentimentos tão confusos que estamos sentindo neste momento de pandemia, e principalmente, pelo fato de não podermos conversar com outras pessoas sobre eles. Que bom que o ICV abriu este canal, muito obrigado!”
Roberto Pereira Mendes, educador no Instituto Dom Bosco, São Paulo.

Esses nossos encontros têm sido especiais. Nos levam a refletir, a descontrair, a identificar emoções de maneira leve. Nos ajudam a encontrar caminhos para atravessar esse momento novo que vivemos. Agradeço aos profissionais e aos participantes por essa experiência gratificante de troca online. Espero encontrá-los pessoalmente em breve!”
Zulmira Rosa S. P. Lee, SDAS de Guarulhos – SP.

Explora o conceito de resiliência, sua origem e seu real significado para a compreensão de que o fortalecimento emocional está em constante construção ao longo de nossas vidas. O objetivo é refletir sobre a força emocional de cada um, contemplando os princípios da resistência, adaptação, flexibilidade e solidariedade.

Depoimentos sobre o módulo:

Vocês sempre trazem temas excelentes, parabéns! E neste momento de pandemia os temas para os professores estão sendo ótimos, pois estamos super desgastados emocionalmente e fisicamente. Gratidão a vocês sempre, obrigado!”
Saionara Virgínia Coutinho de Vasconcelos, professora em Glória do Goitá, Pernambuco.


A proposta é informar e auxiliar os profissionais que trabalham com crianças de até 12 anos a entender os conceitos de medo e ansiedade, identificar no comportamento das crianças como estas emoções se manifestam e buscar estratégias para ajudá-las a lidarem com estas emoções. Buscamos também valorizar a participação dos pais, que desempenham um importante papel organizador na vida da criança.

Depoimentos sobre o módulo:

“Minha equipe e eu estamos muito satisfeitas em participar dos módulos, têm nos ajudado muito nessa retomada das aulas presenciais.  Estamos trabalhando nossas emoções e consequentemente ajudando nossas crianças a trabalharem as delas.”
Rosivânia Barbosa de Oliveira Rocha, articuladora na ASSAF, São Paulo.

Agradeço bastante pela oportunidade de participar desse encontro! Foi ótimo poder refletir um pouco sobre esse tema tão constante em nossa rotina, ainda mais diante desse momento difícil que estamos enfrentando. Conteúdo difícil tratado com leveza!”
Vanessa de Carvalho Fonseca, técnica no CREAS Cidade Ademar


A proposta é resgatar a missão do educador e o propósito do seu trabalho, que vive um momento tão conturbado diante da pandemia da Covid-19. O objetivo central é oferecer um suporte ao exercitar um olhar positivo sobre a sua prática, revisitando sua trajetória profissional e sensibilizando-os através da arte.

Depoimentos sobre o módulo:

Módulo enriquecedor, me fez refletir sobre a importância do meu papel como educador. Impactamos os nossos pequenos através das nossas ações. Continuem elaborando temas maravilhosos como os que vocês têm nos ofertado. Gratidão!”
Vanessa Fernandes Amaral, professora em Suzano – SP.

Oferece um guia prático para o retorno das organizações, com sugestões de atividades a serem realizadas com as crianças e reflexões sobre como viver esse novo cotidiano com as medidas de segurança e higiene necessárias, proporcionando um espaço para troca de experiência entre os participantes. Salientamos a importância da escuta atenta e dos combinados claros para o retorno da disciplina.

Depoimento sobre o módulo:

Nossos encontros são maravilhosos! Estou podendo aprender cada dia mais, refletindo em vários pontos e desenvolvendo ainda mais o meu trabalho – o meu lado profissional e o pessoal. Muito obrigada pela contribuição e profissionalismo de todos da equipe!”
Silvana Siqueira, professora em Embu Guaçu, São Paulo.

Depoimentos de quem fez parte do projeto

Todo encontro é uma explosão de sentimentos, de reflexão e aprendizado. Não é somente um aprendizado externo – ensina a refletir sobre dificuldades internas de cada um de nós. Poder partilhar com outros, dividir o fardo e conhecer novas pessoas me traz liberdade e alívio. Foi sensacional!

Um verdadeiro revigoramento da alma. Nessa formação me senti acolhida e fortalecida, cada encontro foi um aprendizado diferente em que percebi muita dedicação, carinho e compreensão por parte de quem apresentava os conteúdos. Tem sido maravilhoso, pois estas horas passam tão rápido que nem percebo, visto que é um curso muito participativo em que temos a oportunidade de nos expressar, argumentar e falar o que estamos sentindo.

O Instituto Criança é Vida conseguiu trazer para o mundo digital a mesma excelência que sempre caracterizou o seu trabalho. Ensinamentos preciosos com dinâmicas, conversas, músicas! Temas difíceis levados adiante com leveza!No final de cada encontro ficamos com gostinho de quero mais… Muito bom!