Saúde Financeira

As crianças e adolescentes de famílias em situação de vulnerabilidade social e baixa renda estão sujeitas aos efeitos de estarem se desenvolvendo dentro de um cenário de escassez em várias áreas: escassez de recursos financeiros, de componentes nutricionais, de educação, de presença dos pais.

Além disso, têm a sua formação física e emocional ocorrendo num ambiente muitas vezes estressante, onde a preocupação constante dos adultos com a falta de dinheiro causa um comprometimento na capacidade deles de tomarem decisões mais acertadas.

Baseado nisso, acreditamos que a introdução de conceitos de educação financeira nesta idade promove mudanças na percepção do uso mais adequado do dinheiro que, por sua vez, promoverá a Saúde Financeira dos indivíduos e das famílias. Ao adquirir novos conhecimentos sobre educação financeira, as crianças passam a influenciar as decisões de suas famílias e se tornam agentes de mudança da realidade em que vivem.

Destinado a duas faixas etárias, o projeto é composto por dois ciclos:

  • Aprendendo a cuidar e a usufruir do meu dinheiro – 7 a 9 anos;
  • Planejando e controlando o uso do dinheiro – 10 a 12 anos.

O projeto teve início em 2016 e tem como objetivos orientar as crianças a se relacionarem com o dinheiro de forma saudável e promover oportunidades de pensar sobre seu uso, sobre a importância de poupar e planejar.

São trabalhados conceitos iniciais e noções básicas de como conviver com o dinheiro de forma a praticarem o consumo consciente e sustentável e o melhor uso dos recursos financeiro disponíveis. Além disso, situações do dia a dia são apresentadas e analisadas, a partir de atividades lúdicas, criando hábitos saudáveis relacionados ao uso do dinheiro, consumo e sustentabilidade.

Ciclo Aprendendo a cuidar e a usufruir do meu dinheiro – 7 a 9 anos

  1. Entendendo a importância do dinheiro
  2. Dinheiro: porque poupar e como usar de forma consciente

Ciclo Planejando e controlando o uso do dinheiro – 10 a 12 anos

  1. Uso consciente do dinheiro: a importância de poupar e planejar
  2. Necessidades e desejos: como fazer o uso consciente do dinheiro

A surpresa foi verificar que as crianças têm noção da situação difícil do Brasil. Elas têm preocupação em poupar para pagar o aluguel da casa, para comprar alimento, não trouxeram nada referente a comprar brinquedo, celular, tablet etc. Isto acaba afetando a criança e reflete no seu desenvolvimento, causa um desconforto no seu comportamento e reflete nos demais membros da família.

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O projeto começou uma mudança na minha vida, cancelei dois cartões de crédito para melhorar as minhas dívidas. Eu gastava muito dinheiro, mas eu não preciso ter dois cartões, vou gastar somente o que tenho.

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