Crianças

Criança é Vida Crianças, nasceu em 1999 como projeto piloto, mas logo se tornou um programa de grande sucesso no Criança é Vida. Seu objetivo é transformar crianças em pequenos agentes de mudança de sua própria realidade.

E, para aprender a trabalhar com crianças da melhor forma possível, foi firmada uma Aliança Estratégica com a Escola Viva, uma referência em pré-escola na cidade de São Paulo. É muito importante contar com o apoio pedagógico de quem sabe como sensibilizar crianças e como oferecer atividades que realmente despertem o interesse nesta faixa etária.

Este projeto foi originalmente desenvolvido para a faixa etária de 5 a 6 anos, e no ano de 2012, os módulos foram adaptados também para crianças de 3 a 4 anos. Nos últimos anos, trabalhamos somente com o projeto para a faixa etária de 3 a 4 anos, ciclo de 8 módulos.

Ciclo 1

  1. O banho e eu
  2. Brincando e alimentando-se de mãos limpas

Ciclo 2

  1. Cuidando da pele e do cabelo
  2. Limpa e ensaboa

Ciclo 3

  1. Quá, quá, rá, quá, quá do meu dente vou cuidar
  2. Todo cuidado é pouco

Ciclo 4

  1. Comer me faz crescer I
  2. Comer me faz crescer II

Na verdade, esse projeto só reforçou o quanto o concreto, o lúdico e o jogo adaptado fazem a diferença no aprendizado, tornando-o mais interessante e consequentemente mais fácil assimilação. Dessa forma me analiso e vejo que estou no caminho certo.

Ler o comentário na íntegra

(O que mais me marcou) foi a priorização do lúdico, pois mesmo sabendo que na E.I isso é primordial, com a correria do dia a dia deixamos tudo muito mecanizado. O projeto me mostrou que o caminho para o real aprendizado é sim a brincadeira e leveza no conteúdo.

Ler o comentário na íntegra

Yuri falou que deu banho na boneca com água de verdade, sabonete e shampoo, tomando cuidado para não afundar a boneca na água. Ele disse que gostou muito.
Enxaguou a neném, falou que secou ela e vestiu a roupa dela. Enfim, uma atividade que hoje ele como criança já está aprendendo o cuidado que tem que ter com os bebês.
Uma atividade muito interessante e bem diferente e o melhor que ele possa se desenvolver mais a cada dia, por ser menino e não por brincar de boneca apenas de carrinhos e bolas, foi uma atividade muito diferente com bons aprendizados para eles.

Ler o comentário na íntegra

As atividades realizadas em sala de aula do projeto Criança é Vida foram de grande importância para o desenvolvimento do interesse da criança pela higiene.
No meu ponto de vista, a forma lúdica na qual as atividades foram realizadas, despertou nos alunos muita curiosidade, todos participaram com entusiasmo e aprenderam como a higiene é importante.
Outra coisa que foi muito interessante no Projeto, foi ensinar tanto para as meninas como para os meninos a cuidar da higiene de um bebê de forma igual, sem diferenciar as responsabilidades pelo gênero dos alunos.
Concluindo, vi que o Projeto utilizou abordagens que quebraram paradigmas antigos da educação e ao mesmo tempo incentivou as atividades higiênicas para todos de forma igual e divertida.

Ler o comentário na íntegra

Após iniciar o Projeto meus alunos ficaram mais atentos, na hora do almoço eles cobram a higiene das mãos e logo após fazem questão de escovar os dentes.
Assim que chegam à escola, alguns falam que tomaram banho em casa e por isso estão cheirosos.

Ler o comentário na íntegra

Não pode deixar a caixa d’água aberta, porque o bichinho da dengue vai morar lá.

Ler o comentário na íntegra

Não pode comer coisas sujas porque dá bichinho na barriga, são os micróbios.

Ler o comentário na íntegra

Aprendi que todo dia tem que lavar o pratinho do meu cachorro, o Tobi.

Ler o comentário na íntegra

A gente nunca pode deixar o rato entrar na nossa casa e fazer xixi.

Ler o comentário na íntegra

Algumas crianças passaram a tomar banho sozinhas. A mãe da Julia contou que agora ela toma banho com sua boneca e ensinou a mãe que deve lavar atrás da orelha e entre os dedos dos pés.

Ler o comentário na íntegra

As mães agradecem muito a oportunidade pois as crianças começaram a comer legumes e verduras que não comiam antes de participarem dos módulos do Criança é Vida.

Ler o comentário na íntegra

Observamos maior interesse e consumo das frutas oferecidas após o almoço. Crianças que não comiam, passaram a comer. Alimentam-se melhor.

Ler o comentário na íntegra

Tenho notado que, no decorrer do ano, as crianças criaram o hábito de lavar as mãos antes das refeições e também de policiar os colegas que deixam de fazê-lo. E mesmo com esta pouca idade, tem tido a preocupação de economizar água tanto nos momentos de lavar as mãos quanto de escovação dos dentes. As crianças acabam sendo referência na família.

Ler o comentário na íntegra

Alguns pais comentaram que seus filhos já não querem mais escovar os dentes de qualquer jeito, eles se dedicam mais à limpeza dos dentes direitinho.

Ler o comentário na íntegra