Crianças

Criança é Vida Crianças, nasceu em 1999 como projeto piloto, mas logo se tornou um programa de grande sucesso no Criança é Vida. Seu objetivo é transformar crianças em pequenos agentes de mudança de sua própria realidade.

E, para aprender a trabalhar com crianças da melhor forma possível, foi firmada uma Aliança Estratégica com a Escola Viva, uma referência em pré-escola na cidade de São Paulo. É muito importante contar com o apoio pedagógico de quem sabe como sensibilizar crianças e como oferecer atividades que realmente despertem o interesse nesta faixa etária.

Este projeto foi originalmente desenvolvido para a faixa etária de 5 a 6 anos, e no ano de 2012, os módulos foram adaptados também para crianças de 3 a 4 anos. Nos últimos anos, trabalhamos somente com o projeto para a faixa etária de 3 a 4 anos, ciclo de 8 módulos.

Ciclo 1

  1. O banho e eu
  2. Brincando e alimentando-se de mãos limpas

Ciclo 2

  1. Cuidando da pele e do cabelo
  2. Limpa e ensaboa

Ciclo 3

  1. Quá, quá, rá, quá, quá do meu dente vou cuidar
  2. Todo cuidado é pouco

Ciclo 4

  1. Comer me faz crescer I
  2. Comer me faz crescer II

Depoimentos de quem fez parte do projeto

Na verdade, esse projeto só reforçou o quanto o concreto, o lúdico e o jogo adaptado fazem a diferença no aprendizado, tornando-o mais interessante e consequentemente mais fácil assimilação. Dessa forma me analiso e vejo que estou no caminho certo.

(O que mais me marcou) foi a priorização do lúdico, pois mesmo sabendo que na E.I isso é primordial, com a correria do dia a dia deixamos tudo muito mecanizado. O projeto me mostrou que o caminho para o real aprendizado é sim a brincadeira e leveza no conteúdo.

Yuri falou que deu banho na boneca com água de verdade, sabonete e shampoo, tomando cuidado para não afundar a boneca na água. Ele disse que gostou muito.
Enxaguou a neném, falou que secou ela e vestiu a roupa dela. Enfim, uma atividade que hoje ele como criança já está aprendendo o cuidado que tem que ter com os bebês.
Uma atividade muito interessante e bem diferente e o melhor que ele possa se desenvolver mais a cada dia, por ser menino e não por brincar de boneca apenas de carrinhos e bolas, foi uma atividade muito diferente com bons aprendizados para eles.