Depoimentos

Depoimentos dos que nos ajudaram a construir a nossa história

Uma junção de fatores faz com que eu sinta um enorme orgulho em participar da equipe do Instituto Criança é Vida. O projeto nasceu na mesma época que um de meus filhos e através de discussões calorosas com profissionais competentes e idôneos chegou-se à conclusão que somente através da educação de nossas crianças podemos fazer a diferença em nossa sociedade.

O projeto cresceu, as áreas de abordagem se expandiram e os resultados tão positivos nos trazem a certeza de que estamos no caminho certo para preparar nossas crianças para os desafios do cotidiano com cuidado e responsabilidade.

Reitero aqui o sentimento sincero e autêntico da Camila! (referente ao depoimento da sra. Maria Camila de Souza Moraes).

De tudo que vimos ontem (na Assembleia Geral do Instituto), constatamos ainda mais que o potencial do “capital humano” é muito mais do que o “capital material” – especialmente na transformação do Ser Humano (mais especialmente ainda das crianças e adolescentes).
Este foi um dos principais valores cultivado e incentivado pelo Sr. Mantegazza e hoje bravamente expressado pelo Luca Mantegazza: é preciso criarmos possibilidades para que o Ser Humano possa transformar-se continuamente em uma pessoa “maior & melhor”.

Estou convencido também de que essas possibilidades não precisam ser obrigatoriamente de “alto valor monetário”, mas sim de “alto valor humano”, claramente expressados pelos Educadores e Voluntários.
Apropriando-me das palavras da Mariane, demonstrou-se ontem – mais uma vez – o grande alcance e impacto do ICV na educação/transformação das pessoas, suportado por um recurso “desproporcional” ao que poderíamos imaginar.

E este é o grande “mérito” do ICV. Provar a força transformadora do “Capital Humano” na saúde das pessoas. sabemos que os economistas nunca chegam em um consenso quanto às causas e medidas para a melhoria da nossa economia. Entretanto há uma unanimidade entre eles: SAÚDE É O MAIS IMPORTANTE ATIVO DO SER HUMANO.

Parabéns aos “dedicadíssimos”: Regina e Grupo!
Parabéns à dedicada Diretoria Executiva e ao dedicado Conselho Fiscal.
Como membro do Conselho – mesmo sem conhecer todos os integrantes – me permito ousar a expressar nosso compromisso para nos desafiarmos mais em nossa dedicação ao ICV.

Lembrei-me do Professor Miguel (acabei acordando hoje às 3 da manhã também…) e acabei pensando sobre uma definição para felicidade.
Conclui que as palavras não são ainda “competentes” para defini-la, mas os vídeos apresentados em nosso encontro sim. Para mim, as pessoas que participaram do vídeo definiram claramente a felicidade; não tanto pelos depoimentos, mas principalmente pela postura, pela face e pelos olhos.

Aprendi na medicina que antes de começarmos a entrevista (anamnese), exame clínico e exames de laboratório e imagem, devemos olhar atentamente para nosso paciente; especialmente para sua postura, sua face e seus olhos. E na pediatria isso ficou mais evidente ainda quando me deparei com os recém-nascidos. Essa prática já é meio caminho andado para um correto diagnóstico (Professor Miguel menciona em seus artigos a importância do “resgate” da clínica médica e da propedêutica – ARTE que a tecnologia não sabe praticar).

A todos que apoiam e trabalham pelo ICV, meus sinceros agradecimentos por poder participar desta experiência de transformação e felicidade humana!

Hoje me senti, mais uma vez, lisonjeada por participar do Conselho Consultivo do Instituto Criança é Vida. Atenta as palavras do Dr. Miguel Srougi nesta manhã, ao procurar um sentido que expresse – verdadeiramente – o que lhe representa o sentimento de felicidade fui buscar em lembranças remotas, palavras sábias que bem traduzem à magnitude do trabalho de vocês e onde me sinto feliz por dele fazer parte, mesmo que em pequena escala.

Todos os homens sonham, mas não da mesma maneira. Os que sonham à noite, nos empoeirados recessos de suas mentes, acordam com o dia, para descobrir que era tudo vaidade: mas os que sonham de dia são perigosos, pois podem encenar os seus sonhos de olhos abertos, para torná-los realidade. Foi o que eu fiz.’
Lawrence da Arábia, em Os Sete Pilares da Sabedoria

Fica como meu modesto depoimento para o ICV, parabéns pelo desafio de educar para saúde, crianças e adolescentes, nestes 20 anos!

É com muita satisfação que, através da Associação Beneficente Alzira Denise Hertzog da Silva – ABADHS, hoje somos parceiros do Instituto Criança é Vida.
Primeiramente, devo dizer que o motivo que nos fez ajudar as pessoas mais necessitadas, foi a perda tão precoce de nossa filha Denise nos seus vinte e nove anos. Impulsionados pela profunda dor desse acontecimento, resolvemos dar prosseguimento aos ideais de nossa filha, e assim nasceu a ABADHS. Embora sendo advogada, Denise sempre lutou por justiça social e ajuda às pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Finalmente queremos agradecer a oportunidade que o Instituto Criança é Vida nos oferece de dar prosseguimento aos ideais de Denise.

Como Presidente do Conselho Fiscal, já há quase uma década, tenho enorme satisfação em atestar a seriedade e transparência com a qual  o Conselho de Administração conduz o Instituto Criança é Vida. Acompanho, também, os trabalhos da Auditoria Externa não somente para a área financeira, mas também para os números sociais e a cuidadosa atenção aos aspectos de governança.
Além deste cargo atual, acompanho o ICV desde sua fundação pela ligação que tenho com a família do seu idealizador e fundador Gian Enrico Mantegazza. Exerço, ainda, cargo no Conselho de Administração das empresas da família o que reforça a minha percepção, entendimento de propósitos e do espírito participativo nas causas sociais.

Aceitei presidir o Conselho Consultivo porque me encantei com a história do Instituto Criança é Vida, seus propósitos, os percursos já trilhados e, mais que tudo, porque estava me unindo a um grupo de pessoas de valor incomparável, comprometidas com uma luta sem tréguas pela preservação da dignidade humana.

Os impactos do isolamento social na infância, com a pandemia de Covid-19, são incalculáveis. É fundamental repensar a promoção do desenvolvimento das crianças durante e após a crise que vivemos. E foi exatamente isto que o Instituto Criança é Vida fez. Apoiou e instrumentalizou os profissionais da educação para desempenhar o seu papel primordial na superação das sequelas psicossociais e do aprendizado das nossas crianças.

Parabéns Instituto Criança é Vida pelos 25 anos de dedicação à infância brasileira.

Sentimo-nos muito gratificados com o interesse despertado pelo projeto de Educação Sexual entre crianças e educadores. Esta iniciativa, realizada com conhecimento e dedicação de uma equipe experimentada, comprova a relevância da educação sexual para qualquer faixa etária. O acolhimento superou nossas expectativas. Trata-se, acima de tudo, de um trabalho de prevenção de risco e promoção da saúde, o que significa a primeira linha dentre as ações elegíveis para o desenvolvimento de prática sexual responsável e prazerosa.

O IMIP acompanha os trabalhos em educação em saúde do Instituto Criança é Vida desde o início. A forma de promover este repasse de conhecimento muito nos sensibiliza – com solidariedade e respeito pelas crianças e famílias –, tendo, como resultado, efetivas mudanças de hábitos e costumes que propiciam uma vida mais sadia.

A Schering-Plough, e seus funcionários voluntários, encontram no Instituto Criança é Vida a oportunidade ideal de contribuir para uma sociedade brasileira melhor e mais justa! O entusiasmo e o engajamento de todos os envolvidos são contagiantes! É com grande satisfação que a Schering-Plough apoia essa importante iniciativa.

É com grande orgulho que vejo a iniciativa de uma empresa – uma vez colocada a serviço da sociedade – ser adotada com tanto entusiasmo por tão importantes empresas. Era exatamente isto o que queríamos. Ampliar um trabalho de educação em saúde que deu tão certo e sensibilizar outros para levar novas frentes para novas comunidades. O Brasil precisa disto!

Foi um prazer e uma honra aceitar o convite do Instituto Criança é Vida para participar do seu Conselho Consultivo. A instituição trabalha numa área crítica para a nossa sociedade, representada pela Educação para a Saúde, incluindo temas pouco abordados tais como a educação sexual de crianças. Como pediatra e professora de Pediatria, dou o meu apoio e espero poder contribuir para esse relevante trabalho que vem sendo desenvolvido.

Poder participar do Conselho de Administração do Instituto Criança é Vida é motivo de orgulho para mim. Os projetos são cuidadosamente elaborados e atualizados com uma visão socioeducativa que tem foco na saúde integral da criança e do adolescente. As pesquisas de satisfação mostram que os projetos têm forte repercussão na formação individual e familiar. Com muito entusiasmo seguimos na esperança de que efetivamente estejamos contribuindo para um futuro melhor e uma sociedade mais equânime

O Criança é Vida esteve presente em quase metade da minha vida!

São 25 anos envolvida nas diferentes iniciativas para ajudar a fazer do Instituto o que ele é hoje. Como voluntária em campo ou membro do Conselho de Administração, todas elas dão um prazer imenso, o tempo todo.

Nesse momento de mudança e incerteza pelo qual o mundo e a sociedade vivem, reorientar nossa forma de fazer, mantendo a essência do nosso propósito, que é apoiar nossos públicos em suas vulnerabilidades, e ver que continuamos colhendo resultados surpreendentes, renova minha confiança nesse projeto.

E é por isso que continuo, mesmo depois de um quarto de século: porque, no final das contas, nesses anos todos ganhei tanto, ou mais, do que as pessoas que ajudamos.

Há cerca de 20 anos eu tive o privilégio de ser apresentada ao trabalho do Criança é Vida. O que imediatamente me encantou, foi a incrível arte de transformar temas complexos e de difícil assimilação, em ensinamentos simples, lúdicos, alegres e que, ao longo do trabalho, instalam-se de forma indelével nas mentes e corações de quem participa dos programas, sejam crianças ou adultos! O trabalho é absolutamente encantador e cada vez que vejo um depoimento não consigo deixar de me emocionar com a força transformadora do SABER. Educar para a saúde é nossa missão. Que eu possa continuar fazendo parte dessa história, contribuindo, testemunhando e me apaixonando novamente a cada novo projeto, a cada nova iniciativa. Nessa jornada, aprendemos humildemente que recebemos muito mais do que, um dia, pretensiosamente, tivemos intenção de doar!

A cada ano que passa tenho mais orgulho em fazer parte dessa equipe. Me emociono a cada sorriso e a cada depoimento, com a certeza de que estamos plantando uma sementinha para construirmos um mundo bem melhor.

O Instituto Criança é Vida, com seriedade e transparência, vem colhendo esses frutos multiplicando conceitos simples, mas de extrema importância para as crianças e adolescentes desse país. De uma forma lúdica, aborda temas fundamentais que realmente fazem diferença na vida da nossa sociedade.

O Instituto Criança é Vida une pessoas e compartilha conhecimentos. Multiplica saúde, confiança e alegria para crianças e famílias. O Instituto oferece, com carinho e entusiasmo, informações na dose certa. A proposta me conquistou desde o início. Agora, sua história impressiona. Fazer parte é uma satisfação. Contribuir para etapas futuras é um privilégio!

O Instituto Criança é Vida nos oferece uma valiosíssima oportunidade de poder contribuir para nossa sociedade. O trabalho desenvolvido nos ICV tem um forte poder de transformação quando aplicado a uma comunidade e esta transformação tem repercussão imediata e de longo prazo podendo se estender por gerações. Poder ser parte disso é, para mim, um enorme privilégio

Voltar ao topo