O Instituto

O Instituto Criança é Vida é uma organização sem fins lucrativos que desenvolve projetos para atender ao que médicos e psicólogos consideram o básico para a prevenção de doenças e para o bom desenvolvimento de bebês, crianças e adolescentes. O grande foco da atuação do instituto é fortalecer a família, a instituição e a comunidade, criando melhores condições de amparo físico, emocional e social à criança, ao adolescente até 15 anos e a seus educadores.

Com a pandemia, o trabalho presencial foi interrompido e o Instituto desenvolveu um projeto para ACOLHER, APOIAR E INFORMAR educadores e professores. Os módulos, multiplicados por plataforma Zoom, para turmas com cerca de 30 participantes, foram interativos, ou seja, incentivaram e exigiram  a participação efetiva de cada educador. Foram desenvolvidos dez temas que nasceram de demandas concretas de nossos habituais parceiros na Assistência Social e na Educação. O resultado e a quantidade de inscrições surpreenderam. O trabalho direcionado aos educadores, durante os anos de 2020 e 2021, teve a maior aceitação da história do Instituto.

Neste momento, com a volta das crianças às escolas e instituições e também por demanda dos parceiros, estamos focados em oferecer a professores e educadores módulos direcionados a pais e crianças que buscam ajudá-los a superar os impactos emocionais decorrentes do período de pandemia.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS e os projetos do Instituto Criança é Vida

Em 2015, a Assembleia Geral das Nações Unidas – ONU definiu metas mundiais para o desenvolvimento sustentável, ou seja, objetivos e metas para que ‘ninguém no mundo fosse deixado para trás’. Nesta reunião, foram estabelecidos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS e 169 metas globais, abrangendo as dimensões ambiental, econômica e social, a serem alcançados até 2030. Na Agenda 2030 – como ficou conhecido o documento que reúne os objetivos e metas de desenvolvimento sustentável – estão previstas ações nas áreas da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, redução das desigualdades, dentre outras.
Alguns objetivos dependem da ação de governos e empresas globais, mas alguns são recomendações mais específicas, que podem ser adotadas por instituições ligadas à área da educação, saúde e assistência social, como o Instituto Criança é Vida e as instituições parceiras.

Com a missão de colaborar para a construção de um país com mais saúde, o Instituto Criança é Vida desenvolve, desde 1995, projetos que visam capacitar educadores para que possam favorecer a saúde física, emocional e social de crianças e adolescentes e de comunidades em situação de vulnerabilidade social. Desta forma, o Instituto Criança é Vida mantém sua posição de vanguarda ao desenvolver projetos nas áreas de saúde e bem estar, segurança alimentar e melhoria da nutrição, educação de qualidade, redução de desigualdades, consumo responsável, dentre outras temáticas, que estão diretamente relacionadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Para saber mais:
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS: https://www.pactoglobal.org.br/

Voltar ao topo