Em destaque

Crescendo para fazer crescer melhor

Compartilhe:

Cerca de 30 envolvidos entre funcionários, prestadores de serviços, consultores, diretores e conselheiros. Juntos, fazemos do nosso dia a dia uma luta constante pela mesma causa: promover o desenvolvimento saudável e integral de crianças. Desde 1996 vem sendo assim. A cada ano aperfeiçoamos conhecimentos, fazemos novas conquistas, reforçamos laços e queremos sempre mais. Veja como foi em 2014.

Fazendo um breve balanço dos 365 dias de 2014, nós do Instituto Criança é Vida, temos pelo menos 43.755 motivos para comemorar. Este foi o número de pessoas beneficiadas diretamente por nossas ações no ano passado. Atendemos 24.536 crianças e 19.219 famílias, o que representou um aumento de 8% no número de atendimentos, comparando com o resultado do ano anterior. Ao todo, trabalhamos com 558 instituições, o que significou um número ainda maior de frentes de trabalho, já que uma mesma instituição pode estar envolvida em mais de um projeto.

Realizamos tudo isso investindo nossa receita na realização de projetos e no pagamento de profissionais diretamente envolvidos na sua execução. Além disso, com um sistema de controle de estoque que viabiliza a reutilização de cartazes sem a necessidade de novas impressões, conseguimos baixar o custo por indivíduo em nossos projetos de R$18,24 para R$14,25 ao ano.

A BDO RCS Consultores Independentes realiza nossa auditoria financeira e também endossa nossos números sociais. Aliás, temos enorme orgulho deste trabalho, que foi desenvolvido em 2003 com nossa auditoria na época – PricewaterhouseCoopers – e nos proporciona desde 2004 a satisfação de poder apresentar nosso resultado social de forma transparente. Afinal, como diz uma de nossas diretoras, o lucro de uma organização social como a nossa é medido pelo número de pessoas que se consegue atingir. E este número precisa ser apresentado com toda a transparência e credibilidade.

E foi com a certeza de missão cumprida que, no última dia 08 apresentamos, em Assembleia Geral Ordinária, em que estiveram presentes sócios fundadores, parceiros, conselheiros e diretores, o nosso Relatório de Atividades 2014.

Embora estes sejam números que nos proporcionem muita satisfação, pois refletem o alcance e o crescimento do nosso trabalho, sozinhos eles não conseguem traduzir com justiça todo o impacto que nossas ações podem ter na vida de cada uma das pessoas envolvidas.

Atuamos em várias cidades e estados do país no ano de 2014, mas o nosso projeto mais marcante aconteceu em Trairi, no Ceará. Com o apoio financeiro da Eólica Faísa e do BNDES, multiplicamos o nosso projeto Viver Bem para todas as escolas municipais com crianças de 7 a 9 anos do município. Foi fascinante conhecer um outro Brasil e compartilhar conhecimentos. E tremendamente gratificante ouvir o resultado de nosso trabalho.

Nossa metodologia e a linguagem simples usadas para tratar assuntos importantes e delicados junto às crianças foi um dos grandes diferenciais do projeto. Essa é a opinião da diretora da Escola Ubiratã Diniz Aguiar, Gardênia Santos Soares. “Vocês têm um jeito especial para repassar temas complicados – fazem tudo de forma tranquila. Tudo é tratado de forma clara. As crianças estão realmente aprendendo coisas que tenho certeza de que vão levar para toda a vida”, prevê a diretora.

Para o coordenador da Secretaria de Educação de Trairi, Gerciê Castro, a mudança na vida das crianças e de todos aqueles que lidam com elas na escola foi imediatamente percebida. “Não temos mais relatos de crianças sem banho, com cheiro de xixi. É incrível, mas a orientação de higiene teve grande repercussão. O projeto é maravilhoso!”, relata.

O ano de 2015 já começou a todo vapor. Continuamos com todo o entusiasmo para crescermos ainda mais e ajudar crianças a crescerem melhor.